· Países Desenvolvidos - Tem um sector de actividade predominante, tem também o sector secundário e terciário, a população e o respectivo crescimento é baixo, densidade das redes de comunicação são elevadas. Países industrializados; países ricos ou países do Norte; melhores condições de alimentação; saúde e educação.
· Países em Desenvolvimento – Tem um sector de actividade predominante, tem também o sector primário e secundário, a população e o respectivo crescimento é alto, a densidade das redes de comunicação são baixas. Países pobres; países do Sul; países subdesenvolvidos ou países do Terceiro Mundo, tem mais problemas de alimentação; saúde e educação.
· Crescimento – Conceito meramente quantitativo. Aumento de riqueza, mede-se recorrendo a um indicador económico, usualmente o PIB (Produto Interno Bruto). Natureza Quantitativa (quantidade). É o valor do conjunto de bens e serviços produzidos num país ou região, pelos nacionais e estrangeiros aí residentes, durante um ano; - indicador económico que mede a riqueza de um país.
· Desenvolvimento – Conceito mais amplo pois, também é qualitativo. Natureza qualitativa (qualidade). Melhorias na qualidade de vida; distribuição equilibrada da riqueza; protege o ambiente; respeito pelos Direitos Humanos; satisfaz as necessidades da sua população; garante igualdade de oportunidades para todos os cidadãos; qualidade de vida adequada; progressos ao nível económico e, sobretudo, social.
· PIB per capita – Produto Interno Bruto por habitante. O PIB é o valor do conjunto de bens e serviços produzidos num país ou região, pelos nacionais e estrangeiros aí residentes, durante um ano. Não considera o valor dos bens e serviços produzidos no estrangeiro pelos nacionais desse país ou região.
· IDH - O IDH, principal indicador de desenvolvimento. Cada vez mais, os governos consideram o IDH um instrumento de avaliação do seu desempenho, por comparação com o dos outros países. O IDH é calculado a partir de um reduzido número de indicadores simples, pelo que apenas traduz a relação entre rendimento, saúde e educação e não inclui outros aspectos importantes do desenvolvimento, como o respeito pelos direitos humanos, a democracia, a segurança, a degradação ambiental, o esgotamento dos recursos naturais, etc.;
· Esperança Média de Vida – É o número de anos que, em média, cada indivíduo tem probabilidade de viver no momento em que nasce.
· Taxa de Alfabetização – Percentagem da população com 15 ou mais anos que sabe escrever e ler.
· Taxa de Escolarização Bruta – Percentagem de estudantes matriculados nos ensinos básicos, secundários e superior em relação à população com idade escolar para os três níveis.
· ONU – A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia-geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque.
· RDH – Relatório de desenvolvimento humano.
· OCDE – (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) - Organização internacional criada em 1961 e que conta com 30 países-membros.
· CEI – (Comunidade de Estado Independentes) - Organização internacional criada em 1991 e que envolve 11 países que pertenceram à antiga União Soviética.
· OMS – Organização Mundial de Saúde.
· Taxa de Mortalidade Infantil - A taxa de mortalidade pode ser tida como um forte indicador social, já que, quanto piores as condições de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a esperança de vida. No entanto, pode ser fortemente afectada pela longevidade da população, perdendo a sensibilidade para acompanhamento demográfico .
· Fome – A fome (crise humanitária) é uma crise social e económica acompanhada de má nutrição em massa, epidemias e aumento na mortalidade.
Subnutrição - Subnutrição é o consumo insuficiente de nutrientes essenciais para a saúde, mata cerca de uma criança a cada seis segundos, pois debilita o organismo e facilita a contracção de várias doenças como hemorragia gastrointestinal, dor de cabeça, visão dupla, raquitismo, osteoporose, escorbuto, edemas, aumento da glândula tiróide, doenças coronárias e outras. A subnutrição na maioria dos casos é resultado da pobreza.
· Obesidade – Doença caracterizada pela excessiva acumulação de gordura no corpo.
· Sobrenutrição – Estado de desequilibro nutricional que resulta da ingestão excessiva de alimentos ou de vitaminas ou de outros suplementos.
hello kitty angel
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Olá Vanessa!
Olha, foi com algum desagrado que vi este teu post.
Já trabalhamos com este método á 1 ano, se não estou em erro. E este teu post está muito confuso. Eu ao olhar para ele, não consegui perceber onde é que um conceito começa e onde acaba.
Talvez seja bom alterares este post.
O comentário da Ana Carolina é de facto pertinente, pois também eu concordo com o que ela diz: a tua publicação está muito confusa.
1º Destacar os diferentes conceitos entre si: por exemplo com um espaçamento entre eles.
2º Destacar os conceitos dos respectivos significados: por exemplo mudando o estilo (negrito, itálico) ou o tamanho ou a cor ou fonte da letra.
Podes (e deves) reformular um trabalho que não está suficientemente BOM. Para o fazer basta ires à subpasta EDITAR e editar esta mesma publicação.
Quando o fizeres indica sempre que é uma reformulação para que estes comentários não fiquem descontextualizados e assim se valorizar o teu processo de trabalho.
Espero retomar, em breve, a este espaço com novos comentários!
Força!
stôra já mudei o tipo de letra... vanessa lourenço
Vanessa:
Sugestão: Um glossário deve ser apresentado por ordem alfabética.
Existem pequenos erros que podiam ser facilmente evitados com uma leitura antes da publicação do glossário. As frases estão curtas e incorrectas pois não apresentam sujeito ou verbo e por isso, perdem o sentido.
Alguns conceitos não apresentam definições, mas comentários ou a sua utilidade, caso de “Fome”.
A definição de RDH e OMS são apenas o significado das respectivas siglas e não a definição;
A definição de OCDE e CEI estão muito incompletas, pois só referes a sua constituição.
Foi o arranque da disciplina, agora é continuar e melhorar, Professora Assunção Roque
Enviar um comentário